Adaptação

Contando sobre a Primeira vez no hotel - como prometido


Pois então, como eu havia prometido, aqui está a história da primeira vez do Tuco no hotel para calopsitas:

Deixei ele lá na tal pet shop no sábado demanhã e o coitadinho ficou até segunda demanhã...

Segundo a mulher, ele ficou bem lá, ele só piou e cantou o dia todo; disse ela, que ele queria chamar a atenção dela, então imitava alarme de carro, fazia fiu-fiu... Ela até tentou pegar ele da gaiola, pois ele estava nervoso e estressado, mas não, ele não foi com ela!

Resumindo, ele ficou trancado três dias e roeu quase toda a pedra de cálcio dele - coisa que ele odeia roer, ele tem a mesma pedra a uns 3 meses e mal encosta nela. Em compensação, roeu quase toda ela em 3 dias!

Ele chegou em casa um amor, não desgruda de mim e tá todo carinhoso!

Enfim, não pretendo mais deixar ele lá, não por causa do lugar, mas por ele ter ficado MUITO estressado por estar todo esse tempo preso, em todo caso, somente em urgências!

Uma dica: tentei ao máximo arrumar outro lugar para deixar as calopsitas de vocês, tentem deixar com um parente, um amigo ou tentem levar junto, porque realmente eles são apegados a nós!

Com uma peninha do bebê - Primeira vez no hotel para calopsitas

Pessoal, amanhã - sábado, irei viajar e não tenho como levar o meu baby... Também não tenho com quem deixa-lo, então resolvi deixar ele lá onde o comprei, pois a mulher tem um espaço para cuidar...

Sim, como vocês ja sabem ele fica o dia todo solto, e o unico problema é que lá eles não soltam as aves, pois as aves não estão acostumadas com o ambiente e com as pessoas, até mesmo como uma medida de segurança. Ou seja, eles só fazem a limpeza da gaiola, trocam a água e a comida.

E estou com uma peninha dele, vou sentir muita falta dele nesses três dias e sei que estarei pensando e lembrando dele o tempo todo! Mas certamente lá estará bem!

Observação: Depois que eu buscar ele na segunda-feira, conto para vocês como foi...


Conhecendo um novo amigo calopsita!


Hoje, dia 29 de Novembro de 2011, desci com o Tuco até as gramas do meu prédio para ele pegar um ar, já que estava tão calor...

Derrepente minha vizinha, que também tem uma calopsita chamada Chiquinho, chegou com ele na gaiola e o Tuco estava solto e empuleirado no meu dedo.

O Chiquinho e o Tuco já se conversavam pelas janelas, mas nunca tinham se visto pessoalmente.

Não preciso nem falar, o Tuco ficou looouco! Pulou do meu dedo e subiu na parte de cima da gaiola do Chiquinho, começou a cantar como nunca, fez fiu-fiu, imitou os alarmes dos carros e se mostrou a vontade. Já o Chiquinho ficou bem quietinho...

Na hora de ir embora, tentei tirar o Tuco de cima da gaiola, mas ele não quiz vir, me bicou fortinho até, ele adorou o amigo!!

Agora, eu e minha vizinha Mari, combinamos de marcar um dia na casa de uma das duas, para soltar os dois pela casa e ver a reação deles, acho que eles irão ficar bem felizes!

Depois conto aqui para vocês, mais essa história!

Ensinando a sua calopsita a ficar solta pela casa!


Várias pessoas já me perguntaram como eu consigo deixar minha calopsita solta pela casa, sem que ela voe e se bata nas coisas...

Sinceramente, eu não sei, acostumei o Tuco assim desde o primeiro dia em que ele chegou aqui.

Só o que você precisa é criar confiança em sua ave!

No inicio, coloque a gaiola no chão quando você for soltar a ave, para não ter perigo dela voar e se machucar ou cair.


Em seguida abra a gaiola, tente deixar a ave sair espontaneamente, pegue umas sementes de girassol e vá dando à ela, atraia para fora da gaiola...


Quando a ave já estiver fora da gaiola, cuide para não fazer muito barulho, para não fazer movimentos bruscos, não fique tentando pega-la a todo minuto, deixa primeiro ela se acostumar com o ambiente e com o chão em que ela está pisando!

Ou seja, fique pertinho dela, para ela se sentir segura, mas não fique a incomodando toda hora, deixe ela por conta própria, descobrir as coisas e usar seu instinto!

E só aos poucos vá tentando pega-la e fazer carinho!

Lembre-se, essas dicas devem ser feitas diariamente para que dê certo e de preferência em vários momentos do dia e por bastante tempo!

Gente, por enquanto é só, vou finalizando por aqui, porque o Tuco não sai de cima aqui do teclado e está tentando roer todo o meu note, vou brincar um pouco com esse espuleta!



Dica

Sim, as calopsitas conseguem fazer muitas sujeiras quando estão comendo as suas sementes, e algumas casquinhas voam para fora da gaiola... Para melhorar isso, recorte um pedaço de papelão - pode ser de caixa de sapato - do mesmo tamanho que a lateral da gaiola, depois você pode simplismente prender no forro da gaiola.


Ou se a gaiola não tiver forro, você pode fazer um furo com o perfurador nas duas pontas, na parte de cima do papelão e prender com um 'aramezinho' - aqueles igual aos de fechar pacotes de pão de sanduíche. E pronto, todas as vezes que sua calopsita for abrir uma semente, a casquinha vai bater no papelão e voltar para dentro da gaiola, fazendo com que o chão fique limpinho.
Calopsitas - Pré Compra

Então, bateu aquela vontade de comprar um bichinho de estimação, ou derrepente o seu filho viu uma calopsita e passou a pedir, dai você pensa, porque não? Afinal é um bichinho pequeno e poderá ficar em uma gaiola.
É neste ponto que as pessoas se acometem dos erros, não somente com a calopsita, mas com qualquer outro animal doméstico, pois apesar da aparência simplificada, uma calopsita requer cuidados especiais.

1º Passo: Inicialmente, pense no local em que você irá disponibilizar para ela, principalmente se morar em apartamento, não exatamente na questão espaço, mas no quisito vizinhos, pois ao contrário do que muitas pessoas dizem, calopsitas fazem sim bastante barulho, principalmente o macho - que na minha opinião possui uma personalidade mais forte, claro que pode variar de cada animal - e ninguém quer vizinhos reclamando, ou seja, prefira as fêmeas.

"Sei por vivência própria, moro em apartamento e comprei minha primeira calopsita macho, talvez por inexperiência, talvez pela empolgação de poder ensina-lo musiquinhas, porém, em certos momentos do dia ele passa gritando e cantando bem alto, tendo que se ter muita disposição para enterte-lo, ou ele me deixa louca".

2º Passo: Depois de entendido isto, deverá ver a disponibilidade da família, se as pessoas passam bastante parte do tempo em casa ou se trabalham o dia todo, se viajam muito ou não, afinal, a calopsita de certa forma é como se fosse um cão, irá querer sua atenção, carinho, afeto confiança e ficará deprimida caso você não retribua, assim como não poderá ficar em casa sozinha por mais de 2 dias.

Não esqueça também, calopsitas não são animais adequeados para crianças pequenas, pois necessita de muita confiança e dedicação para que seja uma companheira fiel e isso leva tempo, coisa que dificelmente uma crinaça terá paciencia para pega-lá e ensina-lá.

Basicamente seriam essas as questões que mais devem ser pensadas, não desejo desistimular ninguém à compra, porém acredito que deve-se adquirir o animal com segurança de sua escolha, para que não haja decepções tanto para você quanto para sua calopsita. Afinal depois de nos apegarmos teremos um amor inigualável!

Calopsitas - Compra

Decidido sobre comprar uma calopsita, linda e fofa, deve-se abordar vários pontos:
1 - Se você prefere uma calopsita macho ou fêmea, os machos tem mais pré-disposição a cantar, assobiar e a aprender musicas ensinadas pelos donos.
2 - Comprar uma gaiola adequada para calopsitas anteriormente à compra da calopsita, não servem as de papagaios. A gaiola deve ser espaçosa, pode ser até mini viveiros, sendo que a gaiola deve ter o espaço de duas vezes a calopsita com as asas abertas e o penacho também não deve encostar na grade superior da gaiola quando a ave estiver no puleiro mais alto.
 O Mini-viveiro da imagem acima é ideal para calopsitas, não só pelo tamanho, mas também pelo espaço entre as malhas.


 O Mini-viveiro da imagem acima é ideal para papagaios, mas não para calopsitas, notem que as malham tem uma distância maior do que as malhas da gaiola ideal, isso pode trazer sérios problemas.

 Gaiolas redondas são desapropriadas para calopsitas, elas fazem com que a ave perca a noção de espaço e lugar.

3 - Comedouros e bebedouros normalmente vem juntamente com a gaiola, mas prefica comedouros de alúminio, evitam bactérias.

4 - A alimentação terá um novo post, porém não se esqueça de perguntar o nome da ração ou da mistura de sementes que sua ave costumava  comer no local onde você à comprou, pois a alimentação da ave não pode ser mudada de uma vez só e sim gradualmente em torno de 10 dias.
Chegou a hora da compra, então pesquise locais onde os proprietários pareçam ser de confiança, prefira sempre criadores ao invés de pet shop's, provavelmente eles irão ter mais experiência com aves. Pergunte se a ave possui exame de sexagem por DNA, se não e se for em pet shop's com poucas calopsitas, não informe de inicio o sexo da ave que você deseja, primeiro pergunte quais os sexos de aves que eles possuem, senão é muito fácil passarem um macho por uma fêmea ou vice-versa. E depois que você descobrir que a sua ave não possui o sexo que você desejava não será possivel troca-lá, até mesmo porque vocês já estarão apegados.
Não seja ansioso, se for sua primeira ave, opte por calopsitas já mansas, ou seja, criadas desde pequenas na mão, para que você aprenda mais facilmente a manusear a ave. Ave mansa não significa que a ave não fugirá de você, o que é até normal se acontecer, pois ela não o conhece e provavelmente estará saudável, ave mansa significa não ser arisca e não bicar muito forte sem motivos.
E lembre-se sempre, nem tudo se aprende na internet, mas sim com a convivência e principalmente com a experiência.  Então não se assuste, em alguns dias você aprende tudo, porém informação é essencial!

Primeiro Dia em Casa
Chegando em casa, após comprar sua calopsita, você deverá decidir um local para colocar a gaiola, mas nos dois primeiros dias não deverá mecher muito com sua calopsita, deixe ela em algum lugar calmo e longe de muitos movimentos para que possa se acostumar com o novo ambiente.



É importante lembrar que sua calopsita não deverá ficar exposta ao sol quente, somente ao sol da manhã e final de tarde. Assim como também não deverá ficar em correntes de vento ou ela poderá ficar resfriada. 
Não se preocupe se nos primeiros você não ver sua calopsita comendo ou bebendo água, provavelmente ela estará fazendo isso sem que você perceba, mas disponha para ela sempre água limpa e comida.
Depois de passar os primeiros dias você deve sempre separar um tempo para ficar com sua calopsita, é preferivel que ela sempre esteja em algum local onde possa lhe observar e interagir, converse com ela e aos poucos vá tentando amansá-la.



Uma novidade - uma descoberta para mim


O Tuco de tão agitado que é, sem parar um minuto, sempre para lá e para cá, acabou quebrando as poucas penas que tinha no rabo.

Fiquei ansiosa para ve-las crescer, já que nunca tinha visto, pois quando o comprei, já estava todo emplumado e com todas as penas do rabo.

Demorou um pouco...

E sim, essa semana reparei que está crescendo novamente a primeira pena do rabo dele. Porém esta pena veio com uma cor diferente da real cor do Tuco... Ele é cinza claro e esta pena veio cinza bem mais escuro...

O que me levou a conclusão de que quando ele entrar na muda de penas ele vai ficar com o tom cinza escuro... Estou toda boba, meu baby está crescendo!

Observação: Quando tiver mais novidades sobre isso, posto aqui!